Com risco de reintrodução do vírus, município reforça imunização em bebês e orienta toda a população a revisar a caderneta
Nesta quarta-feira (25), São José deu início à aplicação da chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo em bebês de 6 a 11 meses e 29 dias. A medida atende a uma recomendação do Ministério da Saúde e busca proteger o público mais vulnerável diante do crescimento expressivo de casos em 2025 e do risco real de reintrodução do vírus no país.
A “dose zero” não substitui as vacinas do calendário, essas seguem obrigatórias aos 12 e 15 meses, mas reforça a proteção numa faixa etária extremamente suscetível às complicações graves da doença, como pneumonia, cegueira, surdez e até risco de morte.
A vacinação também foi ampliada para outras faixas etárias:
Pessoas de 5 a 29 anos sem nenhuma dose registrada devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias;
Adultos de 30 a 59 anos precisam ter pelo menos uma dose registrada na caderneta.
“A vacina contra o sarampo é gratuita, segura e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. A atualização da caderneta vacinal é fundamental para garantir a proteção de todos e impedir a circulação de doenças já eliminadas no país”, destaca a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.
Todas as UBSs de São José estão com as vacinas disponíveis. Não precisa agendar.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.