Região está em alerta vermelho desde a manhã desta segunda-feira (29); novos avisos reforçam risco de alagamento
Reprodução/SJ Agora A chuva intensa que atinge São José e cidades da Grande Florianópolis provoca alagamentos em diversos pontos do município nesta segunda-feira (29). Desde as primeiras horas do dia, a região estava sob alerta vermelho, conforme comunicado da Defesa Civil de Santa Catarina.
A instabilidade é provocada por um sistema de baixa pressão próximo à costa, que favorece elevados volumes de chuva em curto período. No início da noite, a Defesa Civil emitiu novo alerta severo, destacando o risco de alagamentos, enxurradas e transtornos à mobilidade urbana.
Em São José, foram registrados problemas nos bairros Campinas, Kobrasol, Forquilhas, Forquilhinhas, Sertão do Maruim, Areias, Serraria, Potecas, Centro Histórico e Praia Comprida, Ipiranga, Colônia Santana, Pedegral e Real Parque, onde ruas ficaram alagadas. Na Serraria, a UBS Luar ficou completamente alagada no fim do dia.
Também há registros de acúmulo de água em vias, enxurradas e dificuldades no trânsito em diferentes regiões da cidade. O Rio Araújo e Rio Três Henriques apresentam elevação significativa, com correnteza forte, aumentando a atenção para áreas mais baixas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta motoristas a evitarem as marginais da BR-101, em razão do acúmulo de água. A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar ruas cobertas por água e acompanhar os comunicados oficiais. Em caso de emergência, os contatos são 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Morro dos Cavalos pode ser interditado
A região do Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça, registra fortes chuvas nas últimas 24 horas e como medida de prevenção e de segurança aos usuários, a Arteris Litoral Sul poderá bloquear o trecho em ambos os sentidos na noite desta segunda-feira (29/12). No sentido Sul (Porto Alegre) o bloqueio ocorre no km 229 e no sentido Norte (Curitiba) no Km 236.
A Concessionária recomenda que os usuários redobrem a atenção, nunca entrem em áreas alagadas e evitem ficar em filas, já que a liberação dependerá da melhoria da situação climática na região.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.