Com o calor e o avanço da primavera, Corpo de Bombeiros reforça alerta para que moradores não tentem capturar serpentes e acionem o 193
SJ Agora Uma cobra foi resgatada dentro de uma loja na Avenida Ceniro Luiz Riberte Martins, no bairro Forquilhas, em São José, na manhã desta terça-feira (4). O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e devolvido em um ambiente natural e seguro.
A espécie aparentava ser uma Dormideira (Dipsas mikanii), semelhante à jararaca, mas sem veneno. Casos como esse têm se tornado cada vez mais comuns na cidade com a chegada da primavera e a aproximação do verão, quando as serpentes saem de seus abrigos em busca de alimento e locais mais quentes.
O São José Agora já havia noticiado o aumento desses registros em diferentes regiões do município. Diante da frequência de aparições, o Corpo de Bombeiros reforça que a população não deve agir por conta própria ao se deparar com uma cobra. A recomendação é ligar para o número 193, manter a calma, tentar registrar uma imagem do animal à distância e aguardar a chegada da guarnição.
Como se prevenir
Grande parte dos acidentes com serpentes ocorre em membros inferiores, até a altura do joelho. Por isso, os bombeiros orientam o uso de botas de cano alto ou perneiras durante atividades rurais ou em trilhas. Também é importante evitar colocar as mãos em buracos, amontoados de folhas, entulhos ou tocas, locais usados como abrigo por esses animais.
Para evitar novas aparições, os bombeiros recomendam manter quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de lixo, entulho ou mato alto, além de eliminar focos que atraiam roedores, principal fonte de alimento das serpentes.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.