Foco às margens da BR-101 gerou fumaça intensa e mobilizou os bombeiros; outra ocorrência foi registrada em Forquilhas nesta terça (22)
O Corpo de Bombeiros atendeu, nesta terça-feira (22), duas ocorrências de incêndio em vegetação no município de São José. As situações ocorreram nos bairros Barreiros e Forquilhas e, apesar de comuns durante a estiagem, reforçam o alerta sobre os riscos das queimadas nesta época do ano.
O foco mais intenso foi registrado em uma área de vegetação rasteira às margens da BR-101 nesta tarde, no bairro Barreiros. Segundo os bombeiros, o fogo se espalhou rapidamente e provocou uma densa fumaça, que comprometeu a visibilidade de motoristas na rodovia federal, exigindo atenção redobrada no trânsito.
Já em Forquilhas, no fim do dia, o fogo atingiu uma área nos fundos da Capela São João Batista. A ocorrência foi considerada de menor proporção e mais isolada, mas também demandou atuação da guarnição para conter as chamas antes que se alastrassem.
Em dias sem chuva, a vegetação seca se torna altamente inflamável, aumentando significativamente o risco de incêndios. Nessas condições, qualquer pequena fonte de calor pode provocar focos de grandes proporções.
Para evitar novas ocorrências, os bombeiros orientam:
Não descartar bitucas ou fósforos em áreas de vegetação;
Evitar fogueiras ou queima de lixo, folhas e galhos, especialmente em períodos secos;
Fazer a limpeza de terrenos com ferramentas apropriadas, sem uso de fogo.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.