O equipamento moderno vai auxiliar em resgates, combate a incêndios e monitoramento de áreas de difícil acesso na cidade
O município de São José passa a contar com um novo drone, que fará parte do arsenal tecnológico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para operações de emergência. O investimento integra um plano de modernização da frota da corporação em todo estado, que já possui 55 aeronaves remotamente pilotadas distribuídas nos batalhões.
O drone entregue à cidade é um modelo DJI Matrice M30T, equipado com câmeras térmicas, zoom de 200 vezes, câmeras de alta definição, capacidade de voo sob chuva, resistência a ventos de até 60 km/h e autonomia de 45 minutos. O equipamento permitirá a coleta de informações precisas e o monitoramento de locais de difícil acesso, agilizando as operações do CBMSC.
Desde 2017, o CBMSC utiliza drones em ocorrências de busca por desaparecidos, detecção de incêndios e avaliação de áreas impactadas por desastres. Em grandes tragédias, como o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) e a tragédia no Rio Grande do Sul em 2024, os equipamentos foram fundamentais para reconhecimento de áreas e definição de estratégias de atuação.
Nos últimos três anos, foram investidos R$ 790 mil na aquisição de 34 drones, e, em 2025, mais R$ 450 mil foram destinados à compra de 10 aeronaves mais modernas, ampliando a capacidade do Corpo de Bombeiros de atender com eficiência toda a população de Santa Catarina.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.