Mais de 300 atendimentos foram realizados em todo o estado, com destaque para o Oeste, onde três tornados foram confirmados
Metsul/Reprodução O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou, na noite deste sábado (8), um novo boletim sobre os impactos do ciclone extratropical que atingiu o estado entre sexta e sábado. Até as 19h40, foram contabilizadas 308 ocorrências em 53 municípios, com o envolvimento de 125 bombeiros militares e 94 comunitários.
Na Grande Florianópolis, foram registradas cinco ocorrências em São José e Florianópolis, principalmente relacionadas à queda de árvores sobre residências e vias públicas. As guarnições atuaram na remoção dos galhos e liberação dos locais afetados, restabelecendo a segurança das áreas. Apesar da redução da força dos ventos ao longo do dia, o CBMSC recomenda que a população permaneça atenta aos riscos e siga as orientações das equipes de emergência e da Defesa Civil.
O CBMSC reforça a orientação para que os moradores não subam em telhados para fixar lonas ou realizar reparos, evitando riscos de queda. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo número 193.
Regiões mais afetadas
No Oeste catarinense, onde o fenômeno foi mais intenso, o Corpo de Bombeiros confirmou a passagem de três tornados e já contabiliza 211 atendimentos. As principais ocorrências envolvem destelhamentos, quedas de árvores e distribuição de lonas, com destaque para Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz e Xaxim. As equipes seguem realizando limpeza de vias e auxiliando famílias afetadas. As cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê decretaram situação de emergência.
No Sul do estado, as cidades de Criciúma, Araranguá, Turvo, Sombrio e Forquilhinha também registraram diversas ocorrências. Em Imbituba, houve alagamentos, destelhamentos e quedas de postes e árvores, afetando cerca de 2,9 mil unidades consumidoras. Já em Pescaria Brava, um deslizamento de terra provocou a evacuação preventiva de três pessoas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.