Relatório mostra redução em quase todos os tipos de crimes no Estado no primeiro semestre de 2025
Durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (18), o Governo de Santa Catarina apresentou números históricos na redução da criminalidade. O relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revela que o primeiro semestre de 2025 teve a menor taxa de mortes violentas desde 2011: foram 3,9 casos por 100 mil habitantes, 17,1% a menos que no mesmo período de 2024.
A queda nos homicídios foi um dos destaques: com 224 ocorrências, a taxa caiu 20,6%, alcançando o menor índice já registrado desde o início da série histórica. Em 68% dos municípios catarinenses, não houve nenhum caso. Só em junho, foram 27 homicídios, o menor número para esse mês desde 2008.
Outros crimes também apresentaram forte redução:
Feminicídios: queda de 30,3%;
Latrocínios: -11,1%;
Lesão corporal seguida de morte: -33,3%;
Roubos: menor taxa desde 2010, com redução de 17,2%;
Furtos a instituições financeiras: -45,7%.
Até os estelionatos virtuais, que vinham crescendo nos últimos anos, caíram 7,2%. Já o Corpo de Bombeiros Militar socorreu quase 84 mil pessoas no semestre, 3,3% a mais que no ano anterior.
Ao lado de autoridades da SSP, o secretário Flávio Graff destacou o papel das forças de segurança e os investimentos do governo estadual no enfrentamento à criminalidade. “Estamos caminhando para sermos, de fato, o estado mais seguro do país”, afirmou.
A coletiva também apresentou o novo projeto de reconhecimento facial que será implantado em 60 cidades catarinenses, com mil câmeras e investimento de R$ 40 milhões. O primeiro teste com drones ocorre neste fim de semana em Balneário Camboriú.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.