Fogo começou em um forno industrial e se espalhou rapidamente; equipes ainda trabalham para acessar a parte de trás do prédio
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estiveram mobilizadas durante seis horas na terça-feira (14) para o combate a um incêndio em uma fábrica de pães localizada na Rua Acelino Pereira, no bairro Potecas. O fogo teve início em duas caldeiras, utilizadas no processo de panificação, uma do forno e outra da estufa de fermentação. Funcionários da empresa tentaram o primeiro combate com uso de extintores, antes da chegada das equipes do CBMSC.
As guarnições do Estreito, ABTR-77 e ABTR-140 foram as primeiras a chegar ao local, iniciando rapidamente o combate ao fogo. Ao longo da operação, foram utilizadas técnicas de confinamento do incêndio, abertura de acessos com ferramentas abrasivas e o isolamento de materiais combustíveis do interior dos fornos.
Devido à alta temperatura, que ultrapassava os 500 °C, e à baixa visibilidade no interior da edificação, o combate ao incêndio apresentou dificuldades significativas. Após cerca de cinco horas e meia de combate, e a utilização de aproximadamente 30 mil litros de água, o incêndio foi totalmente controlado. Em seguida, as equipes realizaram o rescaldo da área, para evitar reignições, e isolaram a cena para os procedimentos de perícia técnica.
O incêndio comprometeu severamente a estrutura interna da fábrica, destruindo máquinas, instalações elétricas e materiais utilizados na produção. Apesar da gravidade do episódio, não houve vítimas. A edificação, de aproximadamente 700 m², foi deixada sob a responsabilidade da empresa, que possui seguro patrimonial ativo.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.