Plano articulado com MPSC busca enfrentar o avanço dos crimes na Grande Florianópolis com ações conjuntas, cronograma de metas e foco em punição à receptação
Pela primeira vez, São José, Florianópolis, Palhoça e Biguaçu estão atuando de forma integrada no combate aos furtos de fios e cabos metálicos. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (4) após reunião articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que oficializou a criação de um plano regional para enfrentar o problema, que já soma mais de 475 ocorrências apenas em 2025.
A estratégia inclui ações preventivas, repressivas e de responsabilização dos receptadores, considerados peças-chave na continuidade desse tipo de crime. O grupo de trabalho é formado por representantes das prefeituras, das Polícias Civil e Militar, da Celesc, Casan, Guardas Municipais e concessionárias de telefonia, além de empresas privadas do setor de segurança.
Outra novidade positiva é o cronograma definido. Até o dia 9 de setembro será apresentado um relatório final com medidas permanentes, além de sugestões para aprimorar a legislação estadual. As primeiras ações já implementadas devem ser prestadas ao MPSC ainda neste mês. Entre as prioridades está o endurecimento da fiscalização sobre ferros-velhos e pontos clandestinos de comercialização de cobre, além do cruzamento de dados entre as cidades.
Com a nova articulação, a expectativa é reduzir drasticamente os casos registrados na região e garantir respostas mais rápidas à população. Em São José, os registros de furtos de fios têm se concentrado em áreas públicas e unidades de saúde, impactando diretamente o atendimento e os serviços essenciais.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.