Ação conjunta apreendeu arma e embargou dois estabelecimentos
Uma megaoperação integrada reuniu cerca de 70 agentes das forças de segurança e fiscalização da Grande Florianópolis nesta terça-feira (9). A segunda fase da Operação Fio Desencapado teve como foco o combate ao furto e à receptação de fios de iluminação pública, prática que vem causando prejuízos à população e riscos à rede elétrica.
A ação contou com a participação da Guarda Municipal de São José, Guarda Municipal de Florianópolis, Polícia Militar, Polícia Civil, além de fiscais da Prefeitura de São José, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Receita, Transporte e Susp e equipes da Celesc. Três ferros-velhos foram fiscalizados de forma simultânea para evitar alertas entre comerciantes.
Nos locais monitorados, as equipes encontraram uma arma de fogo ilegal, documentação incompleta e lançamentos irregulares de efluentes no solo. Dois estabelecimentos foram embargados por crimes ambientais, e um proprietário foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
Sobre a receptação de fios de cobre, apenas um dos comércios possuía pequena quantidade de material com nota fiscal. Nos demais, não foram localizados fios de origem suspeita. Um dos comerciantes declarou que deixou de adquirir esse tipo de material há alguns meses.