Ação conjunta avaliou construções em área ambiental às margens da Avenida das Torres e integra processo judicial que prevê demolições
Divulgação/SJ Agora Equipes da Prefeitura de São José e do Ministério Público de Santa Catarina realizaram, nesta quarta-feira (12), uma vistoria em áreas de ocupação irregular no Morro da Boa Vista, às margens da Avenida das Torres. O local é considerado um dos principais pontos de invasão em área ambiental do município e tem sido alvo de ações frequentes de fiscalização.
A operação contou com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e de fiscais da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp). O promotor de Justiça Raul de Araújo Santos Neto, que atua na área do Meio Ambiente na Comarca de São José, acompanhou a vistoria para avaliar os próximos passos de um processo judicial que prevê a retirada das construções e a recuperação da área degradada.
De acordo com a Susp, cerca de 200 famílias vivem hoje na região, em terrenos classificados como Área de Preservação Permanente (APP) e Área de Preservação de Uso Limitado (APUL), onde qualquer tipo de edificação é proibido. O município afirma que mantém fiscalizações diárias para impedir o avanço das ocupações.
O vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Michel Schlemper, afirmou que o trabalho de fiscalização tem evitado a ampliação das invasões. "Se não houvesse ação contínua, o número de famílias no local poderia ultrapassar 800", destacou. Em 2025, já foram realizadas mais de 50 operações de demolição, resultando na remoção de 50 construções irregulares. No ano passado, o número de fiscalizações ultrapassou mil.
Divisa com Biguaçu
Durante a mesma ação, as equipes também estiveram no chamado Morro do Baby, no bairro Jardim Janaína, em Biguaçu, na divisa com São José. A área vem sendo monitorada por estar em região limítrofe entre os dois municípios. Mais de dez construções já foram demolidas no local, e novas edificações têm sido impedidas.
A Prefeitura de São José orienta que moradores e construtores verifiquem a situação dos terrenos antes de iniciar qualquer obra. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (48) 3381-0020.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.