Ação integrada de Florianópolis, São José e Governo de SC teve também apreensões em ferro-velho, mas efeito durou pouco
A Operação Saturação, realizada na manhã desta sexta-feira (27) na comunidade Chico Mendes, região sob o viaduto que liga São José a Florianópolis, teve grande mobilização de forças de segurança, resultando em prisões, fiscalizações e ações de acolhimento e limpeza urbana. No entanto, segundo moradores e comerciantes da região ouvidos pelo Portal, poucas horas após a saída das equipes, o local voltou a ser ocupado por pessoas em situação de rua.
A ação foi coordenada pelas prefeituras de São José e Florianópolis, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Polícia Militar, Guarda Municipal, além de equipes de assistência social, limpeza urbana, pintura e roçagem. Ao todo, nove pessoas em situação de rua foram abordadas e cadastradas na plataforma Acolher, três delas com histórico de furto. Um homem foi detido por descumprir prisão domiciliar determinada pela Justiça do Rio Grande do Sul. Ônibus e van foram disponibilizados para encaminhamento à Passarela da Cidadania, mas nenhum dos abordados aceitou ser acolhido.
A operação também teve desdobramentos na fiscalização de dois ferros-velhos da região, como parte da Operação Fio Desencapado. Foram apreendidos cerca de 20 quilos de cobre sem origem comprovada. Em um dos pontos fiscalizados, fiscais encontraram animais em situação de maus-tratos: porcos, galinhas, gansos e até um cavalo estavam confinados em ambiente sem condições de higiene. A Vigilância Sanitária foi acionada.
No entanto, o efeito durou pouco. De acordo com relatos encaminhados ao SJ Agora, assim que as guarnições e viaturas deixaram o local, os moradores de rua retornaram. “Foi rápido. Eles só esperaram a PM sair e já voltaram. Tudo como antes”, disse um morador local.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.