Sábado, 07 de fevereiro de 2026
São José
31 °C
21 °C
Fechar [x]
São José
31 °C
21 °C
SEGURANÇA

Morte do cão Orelha: MPSC aponta falhas e solicita investigação complementar à Polícia Civil

Promotorias de Justiça pedem mais esclarecimentos sobre maus-tratos e ameaças envolvendo familiares de adolescentes investigados

São José, 07/02/2026 09h32 | Por: Redação
SJ Agora/Reprodução

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) requisitará à Polícia Civil diligências complementares nas investigações sobre a morte do cão Orelha, ocorrida na Praia Brava, em Florianópolis. As Promotorias de Justiça da Capital identificaram a necessidade de mais detalhes e maior precisão na reconstrução dos acontecimentos.

A 10ª Promotoria de Justiça, da área da Infância e Juventude, apontou lacunas no Boletim de Ocorrência Circunstanciado, especialmente sobre a possível participação de adolescentes em atos infracionais análogos a maus-tratos contra animais. Além disso, o MPSC investiga a possível prática de coação no curso do processo e ameaças envolvendo familiares dos adolescentes e um porteiro do condomínio.

A 2ª Promotoria, responsável pela investigação de adultos, também requisitará diligências complementares, inclusive para confirmar a inexistência de relação entre os supostos crimes e agressões aos animais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sigilo e proteção de menores

A apuração envolvendo adolescentes tramita em sigilo, conforme o artigo 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe a divulgação de informações que possam identificar crianças ou adolescentes. O procedimento segue ainda normas internacionais de proteção integral, como a Regra 8 das Regras de Beijing das Nações Unidas, garantindo a privacidade do adolescente em todas as fases do processo.

Estruturas investigativas

As Promotorias contam com o apoio de estruturas especializadas do MPSC, como o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (CyberGAECO) e o Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA), que auxiliam na condução do caso.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

SJ Agora

São José é notícia aqui.

[email protected] I (48) 98839-2116

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!