Secretaria de Saúde emite alerta para evitar consumo de produtos de origem duvidosa
A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) emitiu um alerta sobre o risco de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O aviso ocorre após a confirmação de mortes em São Paulo causadas pela ingestão de produtos contaminados com metanol, substância tóxica usada na indústria e proibida para consumo humano.
Segundo especialistas, o perigo está no fato de o metanol não alterar o cheiro nem o sabor da bebida, o que dificulta a percepção do risco. Na maioria dos casos, os sintomas de intoxicação só aparecem quando a situação já está em estágio grave, com complicações neurológicas e até risco de morte.
Além do alerta sobre o consumo, autoridades investigam a possibilidade de distribuição interestadual de bebidas adulteradas. Há indícios de ligação com investigações no Paraná e em São Paulo, envolvendo toda a cadeia de combustível, já que parte do metanol entra no país pelo Porto de Paranaguá.
Diante do cenário, a recomendação da SES é que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e priorize sempre a compra em locais de confiança. Qualquer suspeita pode ser denunciada aos órgãos de fiscalização para prevenir novos casos de intoxicação.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.