Fiscalização identificou irregularidades em 95% dos estabelecimentos vistoriados; descaminho e falsificação estão entre os principais motivos das autuações
Quase 500 garrafas de bebidas irregulares foram apreendidas durante a operação “Primeiro Gole”, encerrada em São José após uma série de fiscalizações em bares, casas noturnas e estabelecimentos comerciais da cidade. A força-tarefa foi coordenada pelo Procon, com apoio da Guarda Municipal e da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE).
Cerca de 30 locais foram vistoriados ao longo da ação, e 95% deles apresentavam algum tipo de irregularidade na comercialização das bebidas. Descaminho, falsificação, contrabando e adulteração foram os principais motivos das apreensões.
Ao todo, 478 garrafas foram recolhidas e permanecerão sob custódia do Procon durante o prazo de defesa de 20 dias concedido aos autuados. Caso as justificativas sejam indeferidas, os produtos serão descartados conforme a legislação.
Para identificar fraudes, a ABRABE utilizou um equipamento de alta precisão, capaz de detectar alterações na composição das bebidas. Nos casos em que houve suspeita de adulteração, os produtos foram encaminhados para análise pericial.
Em alguns casos, os próprios proprietários afirmaram desconhecer a irregularidade dos produtos, por terem adquirido as bebidas de distribuidoras que aparentavam ser legais. Por isso, o Procon pretende ampliar a fiscalização e rastrear as fornecedoras envolvidas.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.