Evento de lançamento ocorreu na noite desta terça-feira (11) e reuniu lojistas e empresários para apresentar a iniciativa
SJ Agora A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a CDL de São José e a AEMFLO, lançou oficialmente na noite desta nesta terça-feira (11) a Rede de Vizinhos do Comércio. O projeto reúne inicialmente cerca de 30 lojistas e empresários e tem como objetivo fortalecer a cooperação entre o comércio local e a polícia, aumentando a prevenção de furtos e outros crimes.
Inspirado no modelo de sucesso adotado em bairros residenciais, o projeto cria uma rede organizada de comunicação e vigilância solidária entre os participantes. Para integrar a rede, os lojistas preenchem um formulário, assinam termo de responsabilidade e seguem os critérios do programa, garantindo o compartilhamento seguro de informações e imagens de câmeras de segurança.
A iniciativa prevê grupos regionais em contato direto com a guarnição do 7º BPM e contará com uma viatura exclusiva para ações preventivas voltadas aos participantes. Só em 2024, foram registrados 2.200 furtos em estabelecimentos comerciais, e até o momento deste ano, já passam de 1.800 casos. A Rede de Vizinhos Comercial surge como uma estratégia para reduzir riscos e aumentar a segurança do comércio local.
De acordo com o diretor de comércio da CDL São José, Diogo Bez Fontana, a ação representa um passo importante na união entre poder público e iniciativa privada. ““A AEMFLO e a CDL estão muito felizes em fomentar essa rede. Quando o comerciante participa, ele ajuda não só o seu negócio, mas toda a comunidade. É um trabalho de cooperação que vai potencializar as ações da Polícia Militar e gerar resultados reais para todos", destaca.
Responsável pelo projeto, o Cabo Andrade destaca que o envolvimento dos empresários é essencial para o sucesso da ação. “Quando o comerciante participa ativamente, a polícia ganha olhos e ouvidos em todos os pontos da cidade. Com essa rede, conseguimos agir de forma mais rápida e assertiva, fortalecendo o trabalho preventivo e ampliando a sensação de segurança da comunidade", disse.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.