Novo equipamento permite até dez disparos com alcance de 14 metros e reforça ações em ocorrências de alto risco
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina começou a utilizar, nesta semana, uma nova geração de armas de condução elétrica para reforçar a segurança em abordagens. O modelo Taser 10 dispara até dez dardos eletrificados em sequência, com alcance de quase 14 metros, promovendo a imobilização neuromuscular momentânea do alvo.
Foram entregues 64 equipamentos para todas as unidades operacionais da PRF no estado. Eles serão usados em ocorrências de maior complexidade, com foco na contenção segura, proporcional e não letal, seguindo protocolos internacionais de uso responsável da força.
O investimento faz parte de uma aquisição nacional de R$ 24 milhões, que distribuiu 1.340 Taser 10 para unidades da PRF em todo o país. A corporação já utiliza armas de condução elétrica desde 2007 e é uma das pioneiras no Brasil em técnicas voltadas à preservação da vida e redução de riscos operacionais.
Sobre a arma
O Taser 10 é considerado um avanço importante em relação ao modelo anterior, que realizava apenas um disparo por vez, com alcance de cerca de 7 metros. Agora, os policiais podem atuar a uma distância maior, com mais precisão e controle, fator estratégico em ocorrências com agressividade ou resistência.
A condução elétrica provoca paralisia temporária dos músculos, imobilizando o suspeito sem causar danos permanentes. O objetivo é preservar vidas e reduzir lesões, mesmo diante de situações de confronto.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.