Ação conjunta com a Guarda Municipal também recolheu cigarros eletrônicos e máquinas caça-níqueis
O Procon de São José realizou entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada desta sexta-feira (3) a segunda fase da Operação “Primeiro Gole”, com o objetivo de coibir a venda de bebidas irregulares na cidade. Ao todo, 11 bares e casas noturnas foram fiscalizados, em parceria com a Guarda Municipal.
Durante a ação, foram apreendidas 201 bebidas sem procedência ou adulteradas, 112 cigarros eletrônicos, duas máquinas caça-níqueis e R$ 91,00 em espécie, encaminhados à Polícia Civil. Os estabelecimentos serão autuados e responderão a processo administrativo, com possibilidade de multas e outras sanções.
A primeira fase da operação, realizada em agosto, constatou irregularidades em cerca de 95% dos 30 estabelecimentos fiscalizados, envolvendo descaminho, falsificação, contrabando e adulteração de bebidas.
Para o diretor-geral do Procon, Tetê Souza, a intensificação da fiscalização visa proteger os consumidores. “Nos antecipamos com a primeira operação e, diante dos recentes casos de intoxicação por metanol em outras regiões, reforçamos as ações. Nosso objetivo é garantir que produtos sem origem clara não cheguem às mesas da população”, afirmou.
Denúncias
O Procon orienta que os consumidores fiquem atentos à procedência das bebidas, comprando apenas em locais de confiança. Sinais de falsificação incluem preços muito baixos, ausência de nota fiscal, rótulos mal impressos ou com erros de português e falta de selo de IPI em bebidas importadas. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp do robô Sofia (48) 99679-1944 ou presencialmente na sede do Procon, na Avenida Acioni Souza Filho, Beira-Mar de São José, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h20.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.