Quinta-feira, 11 de setembro de 2025
São José
25 °C
13 °C
Fechar [x]
São José
25 °C
13 °C
SEGURANÇA

Reunião entre MPSC, São José, Florianópolis e Estado aponta avanços no viaduto da Chico Mendes, mas liga alerta para migração de moradores de rua

Após 60 dias de ações integradas, Promotorias de Justiça avaliam resultados positivos na região, mas reforçam necessidade de manutenção e acompanhamento para evitar que problema se desloque a outros pontos

São José, 10/09/2025 07h52 | Atualizada em 10/09/2025 22h18 | Por: Redação
Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) avaliou como positivos os resultados obtidos nos últimos dois meses com a atuação conjunta de São José, Florianópolis e órgãos de segurança no viaduto da Avenida Chico Mendes, na BR-282. A região, marcada por consumo de drogas, insegurança e acúmulo de lixo, passou por uma série de intervenções sociais, de saúde, de segurança pública e de revitalização.

Na reunião realizada nesta terça-feira (9), representantes das duas cidades, da Polícia Militar e de secretarias municipais apresentaram dados sobre os encaminhamentos sociais e as operações realizadas no local. Em São José, por exemplo, a Secretaria de Assistência Social registrou 69 atendimentos, sendo quatro pessoas acolhidas em comunidades terapêuticas. Já a Guarda Municipal de Florianópolis contabilizou 143 ocorrências no período entre julho e agosto, durante a Operação Saturação.

Apesar dos avanços, a principal preocupação agora é com a migração de moradores de rua e usuários de drogas para outros pontos das duas cidades. O MPSC defendeu que a manutenção do espaço e o acompanhamento constante sejam prioridades para evitar que o problema apenas se desloque. “O território foi retomado e entregue à cidadania, mas precisamos garantir que não haja retrocessos. É fundamental mapear os deslocamentos e reforçar os encaminhamentos sociais e de saúde”, destacou o promotor de Justiça Fabrício Cavalcanti.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O promotor André Milioli reforçou a importância da articulação entre as duas gestões. “Cada município tem sua forma de trabalho, mas a integração permitiu avanços visíveis. Agora, o desafio é garantir que a retomada do espaço se consolide e que os encaminhamentos continuem para que outras áreas não sejam ocupadas”, afirmou. O MPSC seguirá acompanhando as próximas etapas junto aos municípios e órgãos envolvidos.

Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.

SJ Agora

São José é notícia aqui.

redacao@sjagora.com.br

SJ Agora © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!