Fiscalização percorreu 31 estabelecimentos em 19 municípios catarinenses para verificar cumprimento da etiqueta obrigatória de eficiência energética
São José foi um dos focos da Operação Especial Eficiência Energética, realizada pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) nesta semana. A ação fiscalizou a presença da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) em eletrodomésticos como geladeiras, máquinas de lavar, televisores e aparelhos de ar-condicionado. O selo é obrigatório e deve estar visível para orientar o consumidor sobre o consumo de energia de cada produto.
Segundo o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira, a iniciativa tem impacto direto no bolso dos catarinenses. “A etiqueta ENCE informa o consumo de energia do eletrodoméstico, permitindo escolhas mais conscientes, economizando na conta de luz e incentivando a compra de produtos mais sustentáveis. Esta ação está alinhada com o objetivo do governo Jorginho Mello de orientar os catarinenses para melhores decisões de compra”, destacou.
Além de São José, a operação percorreu 31 estabelecimentos em outras 18 cidades catarinenses, entre elas Florianópolis, Palhoça, Joinville, Blumenau e Chapecó. Os fiscais verificaram se os produtos estavam devidamente etiquetados, como determina a legislação. Em casos de irregularidade, foram lavradas notificações e iniciados processos administrativos contra os responsáveis.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.