Ação do GAECO e do GEFAC cumpre mandados e mira suspeitos ligados ao crime organizado
Divulgação/SJ Agora O GAECO deflagrou, nesta quarta-feira (19), a 'Operação Intramuros', que teve apoio do Grupo Estadual de Enfrentamento a Facções Criminosas (GEFAC) e cumpriu mandados em São José e em outras 12 localidades: Lages, São Joaquim, Videira, Pescaria Brava, Rio do Sul, Palhoça, Laguna, Balneário Piçarras, Santa Cecília, Correia Pinto e São Cristóvão do Sul. A ação integra um Procedimento Investigatório Criminal conduzido pela Promotoria de Justiça de Curitibanos.
Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão pela Vara Estadual das Organizações Criminosas. Até o momento, cinco pessoas foram presas em flagrante por delitos que incluem integrar organização criminosa, lavagem de capitais, porte de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
A investigação busca desarticular a atuação de uma facção que comanda crimes dentro e fora dos presídios catarinenses. Informações levantadas pela Inteligência da Polícia Penal apontam o uso de celulares no interior das unidades prisionais para coordenar práticas como tráfico de drogas, homicídios e delitos correlatos.
Materiais apreendidos estão sendo encaminhados à Polícia Científica para perícia. Os resultados devem auxiliar o GAECO a aprofundar a identificação de envolvidos e os desdobramentos sobre a rede criminosa investigada. O procedimento segue sob sigilo.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.