Projeto piloto articulado pelo vereador Rodrigo Andrade prevê monitoramento em tempo real, apoio às forças policiais
Reprodução/SJ Agora A Secretaria de Estado da Segurança Pública iniciou a instalação de câmeras de videomonitoramento com inteligência artificial para reforçar a segurança durante o Carnaval na Beira-Mar de São José. A iniciativa ocorre por meio de articulação do vereador Rodrigo Andrade (PL) e foi anunciada pelo parlamentar em suas redes sociais nesta sexta-feira (13).
O uso desse tipo de tecnologia já vem sendo aplicado nos principais eventos de Santa Catarina e, conforme o Estado, tem auxiliado na identificação de suspeitos, prevenção de crimes e captura de foragidos, além de ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança em situações de risco.
Ao Portal, o vereador destacou que a implantação do sistema é uma pauta antiga do seu mandato e que o município foi escolhido para receber o projeto piloto da iniciativa. “A implantação de câmeras de vigilância com inteligência artificial é uma pauta que venho defendendo há algum tempo para São José. Atendendo à solicitação do nosso mandato, o Governo do Estado iniciará no município um projeto piloto da iniciativa”, afirmou Rodrigo Andrade.
Segundo o parlamentar, a medida representa um avanço importante para a segurança pública, especialmente em eventos de grande concentração de pessoas, como o Carnaval. A expectativa é que, após a fase inicial de testes, o sistema seja ampliado de forma permanente, com a instalação de pelo menos 40 câmeras em pontos estratégicos da cidade.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.