Unidade integra plano da Polícia Civil de SC para ampliar a proteção em cidades com mais de 150 mil habitantes
A cidade de São José está entre os 26 municípios de Santa Catarina que irão receber novas unidades especializadas da Polícia Civil voltadas ao atendimento de mulheres, crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. A medida foi oficializada por meio de decreto do Governo do Estado, publicado nesta semana, e integra o plano de governo do governador Jorginho Mello.
A proposta é ampliar e especializar o atendimento às vítimas de violência, fortalecendo a rede de proteção em cidades com grande concentração populacional. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, explica que a iniciativa busca garantir um trabalho de excelência, com atuação mais próxima da população. “Vamos criar mais unidades policiais, visando especializar o atendimento a esses casos e combater com firmeza qualquer tipo de agressão física ou sexual”, destacou.
Hoje, Santa Catarina conta com 32 Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs), localizadas principalmente nas sedes das Delegacias Regionais. Com a nova diretriz, São José, que já possui uma estrutura da DPCAMI, deve receber o reforço de mais uma delegacia especializada, considerando que o município tem população superior a 150 mil habitantes.
Conforme o decreto, cidades com mais de 150 mil moradores contarão com duas unidades distintas: uma Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente e outra de Proteção à Mulher e ao Idoso. Já municípios com mais de 300 mil habitantes terão três delegacias: incluindo uma específica para o Adolescente Infrator.
Além de São José, também receberão novas unidades cidades como Palhoça, Biguaçu, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Lages. A ampliação da rede será realizada de forma gradual, conforme planejamento da Polícia Civil.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.