Rua Afrízio de Senna Vaz e redondeza registram alagamentos recorrentes; moradores relatam prejuízos, medo constante e cobram solução da prefeitura
Reprodução/SJ Agora As chuvas fortes registradas no fim da tarde e início da noite deste domingo (18) voltaram a provocar alagamentos no bairro Serraria, com destaque para a região do Zanelatto e Araucária, especialmente na Rua Afrízio de Senna Vaz e em toda a redondeza. Moradores relatam transtornos frequentes, prejuízos materiais e sensação de abandono por parte do poder público.
Segundo os relatos, apenas em dezembro do ano passado já foram registrados dois episódios de alagamento. O ocorrido neste domingo foi mais um. Em cerca de 40 minutos de chuva intensa, a água começou a subir, tomou a rua e, em situações anteriores, chegou a invadir residências.
“Teve um episódio em que a água entrou dentro de casa e chegou até o joelho. Perdemos todos os móveis. Desde então, toda vez que chove forte a gente fica apavorado, sem saber se a água vai entrar ou não. Hoje foi um transtorno enorme. Já teve outras vezes em que carros ficaram parados no meio da água. É uma rua muito importante e não dá para continuar assim”, afirma uma moradora.
A situação, conforme os moradores, é ainda mais preocupante porque a Rua Afrízio de Senna Vaz é uma via geral, com grande fluxo de veículos, ligando a região à BR e à Avenida das Torres. Durante o alagamento deste domingo, vários carros precisaram retornar, enquanto outros arriscaram atravessar o trecho alagado. Em episódios anteriores, veículos chegaram a ficar ilhados.
De acordo com a comunidade, o problema na rua principal começou há cerca de um ano, mas vias próximas sofrem com alagamentos há mais tempo. Na rua de trás, moradores enfrentam a situação há dois ou três anos e precisaram instalar comportas para evitar que a água invadisse as casas. Além dos alagamentos, moradores apontam outros problemas de infraestrutura na região, como a falta de lombadas, o registro frequente de acidentes.
Ainda segundo os relatos, o secretário de infraestrutura município esteve no fim da tarde deste domingo em uma rua próxima, conversando com moradores. No entanto, até o momento, nenhuma medida concreta foi iniciada. O Portal entrou em contato com o secretário Nardi Arruda, para saber se há alguma solução prevista para os alagamentos no bairro Serraria, especialmente na Rua Afrízio de Senna Vaz. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.