Município divulga os planos e prazos para os estudos de viabilidade que vão orientar as obras na Beira‑Mar da Baía Sul
Divulgação O município de São José prevê para o primeiro semestre de 2026 a definição do modelo de concessão para quatro empreendimentos na orla da Baía Sul da Beira-Mar. Os projetos estão sendo estruturados por meio de Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), com participação da iniciativa privada na elaboração de estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica, ambiental e de engenharia, sem gerar exclusividade ou compromisso de contratação futura.
Neste ano, o Conselho Gestor de Concessões e Parcerias Público-Privadas homologou o interesse de quatro empresas e consórcios em desenvolver estudos técnicos para dois projetos estratégicos: o Complexo Náutico e o Complexo de Eventos. Foram habilitadas as empresas Consórcio Liminia-Rafta-Horizontes-Estel, Insight Gestão e Consultoria Ltda., LLW – Arquitetura e Consultoria Ltda. e Três Fronteiras Navegação e Turismo Ltda. (esta última apenas para o Complexo Náutico).
Além desses, outros dois empreendimentos estão em fase avançada de estudo: o Mercado Público, com 14,5 mil m², que reunirá comércio de alimentos, artesanato, bares, restaurantes, áreas de convivência e estacionamento; e a Estação E-Hurb, com 10,5 mil m², voltada à inovação, mobilidade elétrica e convivência urbana, incluindo eletropostos, coworkings, estúdios de podcast e espaços gastronômicos.
Após a análise dos estudos pelo Conselho Gestor, o município definirá o modelo de concessão e abrirá processo licitatório para execução das obras. Juntos, os quatro empreendimentos formarão um novo eixo de desenvolvimento da Beira-Mar, integrando turismo, lazer, cultura, gastronomia, inovação e sustentabilidade, com impacto na geração de empregos e renda.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.