Proposta do Executivo previa atualização do valor venal de imóveis e reajustes anuais automáticos; projeto retorna em 2026
Reprodução/SJ Agora O projeto encaminhado pelo Executivo para atualizar o valor venal dos imóveis em São José foi retirado da pauta e não chegou a ser votado na sessão desta sexta-feira (19). A decisão ocorreu após forte reação da comunidade, que se mobilizou em redes sociais e grupos locais contra a possibilidade de aumentos expressivos no IPTU já a partir do próximo ano.
A proposta estabelecia reajuste inicial de mais de 30%, além de aumentos anuais entre 15% e 20%, somados à correção pelo IPCA. Na prática, mesmo sem alteração de alíquotas, o texto abriria caminho para reajustes automáticos, contínuos e cumulativos no imposto, gerando preocupação entre moradores. Na sessão extraordinária desta sexta-feira (19), foi decidido retirar o projeto da pauta e adiar sua votação para o próximo ano.
O presidente da Câmara, Matson Cé, explicou a retirada da pauta: “A gente procurou conversar com os vereadores e ouvi a sociedade. Liguei para o prefeito e entendi que essa matéria deve ser votada apenas no próximo ano. Entendo que, neste momento, não é pertinente, e o prefeito concordou", disse no fim da sessão.
Com o recuo, o projeto será reavaliado e deverá ser novamente pautado no plenário apenas no próximo ano, sem previsão de data específica.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.