Durante encontro autorizada pela Justiça, ex-secretário conversou com Michel Schlemper sobre sua situação na prisão
Reprodução/Redes sociais O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, realizou na quarta-feira (4), uma videochamada com Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, na unidade conhecida como Papudinha.
Segundo Schlemper, a videochamada foi solicitada pelos advogados de Vasques e autorizada pela Justiça. O encontro virtual ocorreu por volta das 11h, com acompanhamento da administração do presídio.
Durante a conversa, Vasques afirmou estar bem “dentro das circunstâncias”, mantendo atividades de estudo e trabalho na unidade prisional. O vice-prefeito destacou que a videochamada permitiu transmitir apoio e manter contato direto com o ex-secretário, que permanece cumprindo a prisão preventiva desde dezembro.
Silvinei Vasques foi detido em dezembro, no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai, ao tentar embarcar para El Salvador. Na ocasião, ele estava com passaporte paraguaio e teria rompido a tornozeleira eletrônica. Vasques foi condenado a 24 anos e seis meses de reclusão por tentativa de golpe de Estado.
Veja:
Em janeiro, a defesa do ex-diretor da PRF solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a transferência de Vasques para uma penitenciária em Santa Catarina, alegando risco à integridade física do condenado na Papudinha. A defesa argumentou que o cumprimento da prisão deveria ocorrer no estado onde o ex-secretário e sua família residem.
O ministro Alexandre de Moraes chegou a requisitar informações ao sistema prisional catarinense, que confirmou a existência de vagas para a transferência, mas a defesa recuou da medida na semana seguinte. Conforme despacho do STF, a manutenção da custódia na Papudinha foi justificada diante da “incerteza quanto à possibilidade de que os cuidados de saúde mencionados sejam adequadamente assegurados” em outra unidade.
Ao final da videochamada, Michel Schlemper afirmou que seguirá acompanhando a situação de Vasques dentro do que estiver ao alcance, reforçando o contato entre a gestão municipal e o ex-secretário durante o período em que cumpre prisão preventiva.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.