Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e orienta população sobre contatos de emergência
Divulgação A Grande Florianópolis se prepara para mais um dia de fortes chuvas ainda nesta terça-feira (30), semelhantes às registradas na tarde e noite de segunda-feira (29). A previsão indica que os acumulados podem chegar a 200 milímetros, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos em diversas ruas da cidade.
Segundo a Defesa Civil, os momentos mais críticos devem ocorrer entre a tarde e a noite, podendo se estender até a madrugada de quarta-feira (31). As regiões do Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ser novamente as mais afetadas.
O fenômeno é típico desta época do ano, resultado da combinação de temporais de verão com a circulação marítima, que intensifica a precipitação. A Defesa Civil orienta que a população evite áreas de risco, fique atenta aos níveis de rios e córregos e tome cuidados redobrados ao se deslocar pelas ruas alagadas.
Em São José, as chuvas registradas na segunda-feira fizeram com que as unidades de saúde Luar, Serraria e Ipiranga tivessem parte de suas estruturas comprometidas, após a água atingir altura significativa, o que levou ao fechamento dos locais para limpeza na manhã desta terça-feira. A maioria dos bairros do município foi afetada, exigindo ações da comunidade.
Em razão de problemas técnicos, o número 199 da Defesa Civil continua temporariamente indisponível. Para emergências, a população pode entrar em contato pelos números 153 ou 3381-0003.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.