Método pode custar até R$ 4 mil na rede privada e estará disponível a mulheres entre 19 e 49 anos
A partir deste mês de outubro, mulheres de São José passam a contar com um novo método contraceptivo gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do Implanon, um implante subdérmico que pode custar até R$ 4 mil na rede privada.
O dispositivo será disponibilizado a mulheres entre 19 e 49 anos, como parte de uma estratégia de ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração. Além de São José, outros 33 municípios catarinenses também serão contemplados nesta etapa inicial.
A iniciativa inclui, ainda, a capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde, garantindo que o procedimento de inserção e acompanhamento seja realizado de forma segura e eficaz. Na Grande Florianópolis, Florianópolis e Palhoça também integram as 34 cidades catarinenses beneficiadas.
Como funciona o método?
O Implanon funciona liberando o hormônio progestagênio etonogestrel continuamente, o que impede a ovulação, engrossa o muco cervical para dificultar a passagem de espermatozoides e pode alterar a espessura do endométrio. É um implante subdérmico inserido no braço que oferece contracepção por até três anos, com eficácia superior a 99%.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.