Santa Catarina já soma mais de 40 mil casos de doenças diarreicas agudas em 2026; alerta reforça cuidados no verão
Freepik Entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro de 2026, São José contabilizou 1.388 casos de doenças diarreicas agudas (DDA), conforme dados oficiais do Ministério da Saúde. O volume de registros coloca o município na 7ª posição no ranking estadual, em um cenário de aumento expressivo da doença durante o período de verão.
O número chama atenção pelo curto intervalo de tempo e reforça o alerta para cuidados básicos com higiene, consumo de água tratada e manipulação adequada de alimentos. As altas temperaturas, comuns nesta época do ano, favorecem a proliferação de vírus e bactérias, além de aumentarem o risco de contaminação por água ou alimentos mal armazenados.
O cenário em São José reflete um quadro mais amplo em Santa Catarina, onde os maiores volumes de registros estão concentrados em cidades como Itajaí, Florianópolis, Chapecó, Balneário Camboriú e Brusque, municípios que lideram o número de casos de diarreia em 2026 e ajudam a explicar o avanço da doença durante o verão em todo o Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde já havia emitido, ainda em dezembro do ano passado, um alerta preventivo para o verão, período historicamente marcado por maior circulação de pessoas, consumo fora de casa e aumento de surtos de doenças transmitidas por água e alimentos.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.