Grupo criminoso é alvo de prisão e apreensão de dinheiro, veículos e bens de alto valor em SC e RS
Na manhã de quinta-feira (4), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/SC e Gaeco/RS), deflagrou a Operação Shutdown. A ação teve como alvo um grupo criminoso especializado na exploração de jogos do bicho, além de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, atuando nos territórios catarinense e gaúcho.
Em São José, equipes da PMSC realizaram buscas e apreensões em imóveis vinculados ao grupo. A operação também foi realizada em Rio do Sul, Florianópolis e Biguaçu, reforçando o caráter estadual e interestadual da investigação. O trabalho policial resultou na prisão de 12 pessoas e na lavratura de três autos de prisão em flagrante, além do cumprimento de 13 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão.
Durante as ações, foram apreendidas grande quantia em dinheiro em espécie, veículos de alto valor, embarcações, joias, relógios e outros bens, além de materiais relacionados à prática de jogos do bicho e outros jogos de azar, como cadernetas de anotações e máquinas de apostas. Munições também foram recolhidas durante as buscas. Além das prisões, valores em contas de pessoas e empresas ligadas aos crimes foram bloqueados pelas autoridades.
O nome da operação, Shutdown, faz referência à derrubada de dois sistemas de jogos online, que estavam sendo investigados pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul. A investigação durou cerca de um ano, envolvendo trabalho conjunto de inteligência e monitoramento das atividades ilícitas do grupo.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.