Ação faz parte da Operação Cassandra, que contou com apoio da Europol e teve alvos em diferentes estados do Brasil e na Irlanda
A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Cassandra, voltada a desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de mulheres para exploração sexual. Em São José, foram cumpridos 7 mandados de busca e 3 de prisão preventiva. Outros municípios catarinenses com mandados foram Florianópolis (7 MBA e 1 MPP), Palhoça (5 MBA), Biguaçu (2 MBA e 1 MPP) e Camboriú (1 MBA e 1 MPP).
No total, a operação mobilizou 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal em seis estados brasileiros, além de contar com cooperação internacional da Europol e da Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que simultaneamente deflagrou a Operation Rhyolite, voltada a investigar o mesmo grupo criminoso naquele país.
As investigações apontam que a organização atua desde 2017, exercendo rígido controle sobre cerca de 70 mulheres exploradas. Para movimentar e ocultar os ganhos ilegais, o grupo utilizava lavagem de dinheiro, fraudes documentais e crimes contra o sistema financeiro nacional.
Na Irlanda, três prisões foram realizadas e diversos mandados de busca cumpridos em residências e estabelecimentos ligados ao grupo. No Brasil, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro e crimes tributários.
A operação também cumpriu mandados em outras cidades do Brasil, como São Paulo, Franca e Baruerí em São Paulo; Rio de Janeiro na capital; Curitiba no Paraná; Cuiabá em Mato Grosso; e Belo Horizonte em Minas Gerais, além da atuação na Irlanda.
Fique por dentro de tudo que acontece em São José. Participe do nosso grupo de WhatsApp aqui.